Casa Althoff

FICHA TÉCNICA

 

Local

Condomínio Santa Mônica, Brasília/DF

Área –336m²

 

Ano –

projeto 2020

 

AUTORES

Pedro Grilo

Tiago Rezende

 

EQUIPE

Joyce Rocha

 

RENDERS

Paulo Henrique

 

EDITORIAL
Sarah Almeida

CASA ALTHOFF

 

Este casal buscou a CoDA para projetar a residência da família em um condomínio, onde o grande diferencial se encontra na defesa do meio ambiente. Cerca de 20% do lote é reservado para preservação do bioma natural. O terreno possui um forte aclive de 6,5m. A opção foi por escalona-lo em alguns platôs para poder realizar a distribuição do projeto de um modo mais eficiente. No nível inferior estão localizadas as áreas técnicas como depósito, oficina e garagem. 

 

A parte principal do programa de necessidades está alocada no nível intermediário. A sala, integrada com a cozinha e sala de tv, foi pensada para atender ao desejo da família de ter um amplo espaço social para receber parentes e amigos. Como a gastronomia faz parte dos hobbies do casal, a cozinha também ganhou um papel protagonista na casa. A vista deste espaço se dá para a porção mais alta do terreno, onde estão a piscina e zona de preservação.

 

A parte intima da casa possuí 5 quartos sendo um desses escritório.  Os quartos dos filhos ficaram voltados para o sol nascente, enquanto o quarto de hóspedes se encontra na fachada oposta. Já a suíte do casal define a forma da fachada frontal da casa, onde sua varanda possibilita que eles sejam ao mesmo tempo “os olhos da rua” e ainda estejam resguardados com privacidade.

 

A lavanderia também se encontra no núcleo íntimo da casa. Uma solução contemporânea que é, ao mesmo tempo, eficiente para o dia-a-dia e libera o bloco social para que a sala fique o mais livre e ampla possível.  

 

A estrutura da maior parte do projeto foi calculada com um modelo tradicional em concreto armado. O diferencial do projeto se encontra na estrutura metálica da área social que vence um vão de 12m. A escolha dessa estrutura também permitiu o aumento da altura do pé direito e da luz natural no espaço.

 

A materialidade do projeto foi definida a partir da questão estrutural. Os tijolos foram escolhidos como revestimento tanto por seu aspecto estético, quanto de conforto térmico. A tonalidade branca adotada dá ao projeto um aspecto mais neutro e confortável, tom trazido também para os interiores, propiciando espaços visualmente limpos e bem iluminados.