MEMÓRIA DO PROJETO
O projeto parte da necessidade de atualização do layout do apartamento duplex em João Pessoa. Os moradores buscaram o escritório com o desejo de integrar a cozinha com o ambiente social, transformar as dependências de empregados em quarto de hóspedes e melhorar o conforto do espaço externo da cobertura.
Ele de Salvador e ela de Brasília, os clientes se mudaram para a nova cidade a trabalho trazendo referências de suas respectivas origens e áreas de atuação. A busca pela CODA Arquitetura veio do desejo de incorporar o design brasiliense ao projeto.
A escada foi realocada de modo a ampliar, no térreo, a sala de estar e jantar, alinhando a ocupação com a cozinha aberta. Atrás de sua estrutura metálica, foi desenhada uma estante que percorre todo o pé-direito duplo, do piso do térreo ao teto do pavimento superior. A estante, em compensado naval revestido com fórmica branca, segue a paginação dos degraus da escada, e foi pensada para abrigar uma coleção afetiva de livros e objetos herdados.
O térreo abriga a área social, composta por sala de estar e jantar, varanda e cozinha — mas também um escritório e duas suítes de hóspedes para receber família e amigos.
O acesso ao segundo pavimento se dá pela escada que sobe ao longo da estante, chegando a um cômodo multifuncional que abriga mais um espaço de trabalho. Por esse ambiente, é possível acessar o núcleo mais íntimo do apartamento, onde se encontram mais duas suítes, sendo uma delas a do casal. O segundo pavimento possui uma varanda externa com piscina, que passa agora a ter uma área de cozinha coberta e espaço para refeições.
Quanto à sua materialidade, há o predomínio dos planos brancos ao longo de todo o apartamento, e o piso verde escuro que percorre todos os ambientes. Esse contraste garante espaços iluminados e a predominância da cor que se confunde com o mar da cidade. Os materiais naturais, como a madeira, e artesanais, como os ladrilhos hidráulicos e bancadas de concreto, garantem diferentes nuances de cores e texturas. Os revestimentos escolhidos se misturam com os acabamentos da mobília e tapeçaria, peças dos moradores incorporadas ao projeto, criando um espaço que, mesmo novo, abriga muitas memórias.
Na área externa, as pastilhas brancas foram escolhidas para recompor a fachada do prédio e a pedra hijau usada na piscina garante a continuidade do tom escolhido para o novo lar da família.