moiré [mwaˈʀe]
sm – Efeito óptico produzido pela superposição dos pontos de retículas.
A justaposição das malhas metálicas que formam o guarda-corpo da escada cria o efeito Moiré, que dá o nome ao projeto.



moiré [mwaˈʀe]
sm – Efeito óptico produzido pela superposição dos pontos de retículas.
A justaposição das malhas metálicas que formam o guarda-corpo da escada cria o efeito Moiré, que dá o nome ao projeto.


MEMÓRIA DO PROJETO
Localizado em um dos primeiros blocos duplex das superquadras de Brasília, o apartamento de 294 metros quadrados passou por uma reforma que transformou completamente sua configuração e atmosfera. O projeto buscou valorizar a essência do edifício, deixando vigas e pilares em concreto aparente, evidenciando a materialidade da estrutura. Ao mesmo tempo, integrou espaços e proporcionou uma vivência fluida conforme o dia a dia contemporâneo. A escada teve sua estrutura original preservada mas ganhou novo guarda-corpo e corrimão metálico, tornando-se um elemento central que marca a identidade do projeto. A sobreposição das malhas metálicas que formam o guarda-corpo da escada cria o efeito Moiré, que dá o nome ao projeto.
No pavimento inferior, a área social foi ampliada e reorganizada para atender ao desejo dos moradores de integrar a cozinha à sala, sem abrir mão de uma segunda cozinha – mais reservada para o dia a dia. O painel de madeira que percorre a sala e o forro colmeia criam eixos visuais marcantes e contribuem para a funcionalidade do espaço, permitindo amplos espaços de armazenagem e fácil acesso às instalações do piso superior, respectivamente. A bancada em mármore verde Guatemala se destaca como ponto de cor, complementado pelo paisagismo nas varandas. Elas reforçam a integração entre interior e exterior, trazendo o cinturão verde característico das superquadras para dentro do apartamento.
No pavimento superior, a nova configuração contempla três suítes, um banheiro social, uma sala de televisão e um escritório, todos conectados pelo piso em madeira cumaru, que traz aconchego e continuidade visual. Cada banheiro recebeu uma cor distinta do mesmo porcelanato, criando uma identidade própria para cada ambiente em harmonia com o todo. O resultado é um apartamento que alia estética e funcionalidade, onde texturas, cores neutras e iluminação personalizada se unem para expressar a essência dos moradores e o compromisso do escritório em criar espaços elegantes, integrados e atemporais.






O forro colmeia cumpre estética e função – por se tratar de um apartamento duplex, manutenções futuras podem fazer necessária a intervenção pela laje. O forro faz com que as instalações do primeiro pavimento e do mezanino sejam facilmente acessadas por baixo, pela remoção e recolocação de um módulo da grelha.






Cada banheiro recebeu uma cor distinta do mesmo porcelanato, criando uma identidade própria para cada ambiente em harmonia com o todo. Assim, mesmo com elementos semelhantes há uma melhor distinção dos espaços.














FICHA TÉCNICA
LOCALIZAÇÃO
SQS 116 Bloco B
Asa Sul, Brasília/DF
ÁREA – 294 m2
PROJETO 2023
OBRA 2025
AUTORES
Pedro Grilo, Júlia Coutinho, Carolina Piana
EQUIPE DE PROJETO
Gabriel Monteiro, Luna Catrina
EQUIPE DE OBRA
Rafferson Camel, Davi Silva, Luana Lauser
FOTOS
Joana França
EDITORIAL
Luiza Ceruti, Isabela Suguimatsu, Júlia Coutinho
FORNECEDORES
Mestre de Obras: Antônio Soares / ASB Construção
Forro: Stermaan / Hunter Douglas
Marmoraria: WS Marmoraria
Marcenaria: Kaizen Marcenaria
Porcelanato: Reffin Ceramiche / Vallori
Iluminação: Muni Iluminação
Automação: Solur
Mobiliário: Acervo Mobília, Samuel Lamas, Breton
Tapetes: Carminati



